Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/61ddc611a9539536e2025533
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo original Formação de professores

Retratos de experiência pedagógica vivida no âmbito da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho

Isabel Carvalho Viana

Downloads: 1
Views: 683

Resumo

Na forma descontraída que a reflexão pessoal consente, neste retrato de experiência pedagógica procuro partilhar percepções acerca da experiência pedagógica vivida no decorrer do percurso pela Licenciatura em Educação da Universidade do Minho, a remeter para um intervalo de tempo de 23 anos. É um tempo com memória que adquire no meu trajeto profissional uma singular acuidade. Dominada pela vontade de a considerar com lugar de destaque no contributo ao próprio desenvolvimento profissional e à formação de profissionais de educação, com intuito de os capacitar e autonomizar a partir de pressupostos das “Ciências da Educação”. Um propósito enquadrado por objeto e métodos plurais de abordagem humanista e desígnio democrático, enquanto matriz integradora capaz de clarificar o debate em torno das ideias acerca da educação.

Palavras-chave

experiências pedagógicas; educação; profissionais da educação; ciências da educação.

Referências

ANDER-EGG, Ezequiel. Metodologia em Animação Sociocultural. In Marcelino Sousa Lopes (coord.). Metodologias de investigação em animação sociocultural (p. 11-52). Chaves: Intervenção, 2011.

 

DAY, Christopher. A resiliência, os professores e a qualidade da educação. In Maria Assunção Flores & Clara Coutinho. Formação e trabalho docente. Diversidade e convergências (p. 101-130). Santo Tirso: De Facto Editores, 2014.

 

GOODSON, Ivor& GILL, Scherto (2011). Narrative Pedagogy. Life history and Learning. Amazon UK: Peter Lang, 2011. Disponível em:

https://www.ivorgoodson.com/learning-and-narrative-pedagogy?p=1#narrative-pedagogyAcesso em: 14 mai. 2019.

 

MIA COUTO. Banalização da injustiça perpétua pobreza em Moçambique, 2012. Disponível em:

https://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2012/03/banaliza%C3%A7%C3%A3o-da-injusti%C3%A7a-perpetua-pobreza-mia-couto.html Acesso em: 14 mai. 2019.

 

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2016. Disponível em: https://www.amazon.com.br/utilidade-in%C3%BAtil-Um-manifesto/dp/8537815209  Acesso em: 12 fev. 2019.

 

SOUSA SANTOS, Boaventura. La cruel pedagogíadel vírus. Traducción de Paula Vasile. Livro digital. Buenos Aires: CLACSO, 2020. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/la-cruel-pedagogia-del-virus/Acesso em: 12 jun. 2020.

 

TOMLINSON, Carol Ann. Diferenciação pedagógica e diversidade: Ensino de Alunos em Turmas com diferentes níveis de capacidades. Porto: Porto Editora, 2008.

 


Submetido em:
05/04/2021

Revisado em:
01/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
11/01/2022

61ddc611a9539536e2025533 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections