Instruções e Políticas
As submissões deverão ser encaminhadas exclusivamente no endereço eletrônico: gipppge@gmail.com
Identificar como "artigo/ensaio/relato de experiência/resenha ou entrevista para publicação na revista Sala Oito’
Normas para publicação
A Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo , Práticas e Gestão da Educação é um periódico do Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação – GIPPPGE, da Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Garanhuns, on-line e de fluxo contínuo, publicado em duas edições anuais com artigos originais inéditos, ensaio, relatos de experiências, resenhas e entrevistas.
Endereço eletrônico para submissão de trabalhos: gipppge@gmail.com
(Na mensagem de texto do e-mail, deverão constar: nome completo do(s) autor(es), telefone para contato e linha de pesquisa, a qual deseja submeter o trabalho)
Os artigos, relatos de experiências, resenhas e entrevistas, devem seguir as NORMAS GERAIS DE PUBLICAÇÃO a seguir:
- Todo o texto deverá ser digitado em word for Windows, margem esquerda/superior 3 cm e direita/inferior 2 cm; fonte Arial no corpo 12, com espaçamento entre as linhas de 1,5 cm. Nas citações, a partir de quatro linhas, o espaçamento é simples e a fonte 10, deve ser recuada à 4cm da margem esquerda, seguida do sobrenome do(s) autor(es), ano e página. Nas referências, registrar apenas os autores citados no corpo do texto, devendo escrever o nome completo dos autores e dos tradutores. As notas devem ter caráter explicativo e constar no rodapé da página onde está sendo citada, com o máximo de quatrocentos caracteres. Figuras e imagens devem ser em alta resolução.
Cada trabalho submetido deverá ser direcionado para uma das linhas de pesquisa a seguir:
- LINHA 1
Política, Planejamento e Gestão da Educação.
Envolve estudos e pesquisas sobre as reformas do estado e de governo, políticas públicas e gestão no campo da educação e suas repercussões nos planos, projetos, programas e práticas educativas. Análise dos modelos e abordagens teóricas sobre accountability (avaliação, prestação de contas e responsabilização), a Nova Gestão Pública da educação e da escola como organização educativa. Atuação do diretor/coordenador/supervisor de escola.
- LINHA 2
Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores
Analisa os processos formativos, as políticas de formação, as relações entre família e escola, abordagem intercultural na educação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Propicia a interlocução entre os pesquisadores de diferentes grupos e instituições que elegem a formação de professores como objeto de estudo e investigação. Acolhe resultados de pesquisas sobre formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional, identidade docente, profissionalização e políticas de formação de professores. Trata da prática pedagógica institucional, coletiva e transformadora, situada em contexto educacional comprometido com as diferenças de classe, raça e gênero. Situa as políticas e práticas curriculares como campo de tensão e de intenções, a partir do diálogo entre teorias críticas e pós-críticas do currículo. Atenta para os processos de formação inicial e permanente das professoras e dos professores, na perspectiva do multiculturalismo e da interculturalidade crítica. -
LINHA 3
Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação Presencial e a Distância.
Desenvolve estudos e pesquisas sobre TDIC na Educação, presencial ou a distância. Analisa a possibilidade de enriquecimento da educação integrando as tecnologias digitais enquanto recurso didático, Metodologias ativas. Ensino híbrido. Atuação do Tutor em Educação a Distância. Perfil dos Alunos de EaD. Ensino Remoto.
-
LINHA 4
Educação e Direitos Humanos
Estudo do conceito de Direitos Humanos, seus fundamentos e garantias fundamentais. Os direitos humanos como resultados de evoluções sociais e políticas. Declaração Universal dos direitos humanos e sua aplicabilidade nas legislações vigentes. Aplicação e respeito aos direitos e garantias fundamentais para a diversidade e todas as minorias e grupos vulneráveis. Os movimentos sociais da atualidade brasileira e os direitos humanos bem como direitos internacionais.
- LINHA 5
Educação na Saúde
Envolve estudos e pesquisas sobre o sujeito na constituição histórico-social de práticas educativas (em construção)
Normas específicas para submissões:
- O artigo deve ser original e inédito, em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, com no mínimo 15 e no máximo de 25 páginas. Deve incluir Resumo em português, inglês e espanhol, com o máximo de 15 linhas ou cento e cinquenta palavras, com indicação de três palavras-chave em cada idioma, o espaçamento entre as linhas é simples e a fonte 10, sem recuo de parágrafo. Os artigos enviados em língua inglesa e espanhola, devem apresentar uma declaração de que foi traduzido por um especialista reconhecido. O título do artigo deve vir em negrito e caixa baixa e não passar de cem caracteres com espaço. Os subtítulos devem estar em caixa baixa, sem negrito, com o máximo de cem caracteres com espaço. Em cada artigo, poderá haver, no máximo, três (3) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas e que pelo um deles tenha o título de doutor.
- O ensaio deve conter uma estrutura que englobe título, nome do autor, introdução, fundamentação e conclusão. O texto deve ser produzido em página de formato A4, de no mínimo 2 (duas) e no máximo 4 (quatro) páginas, em uma única coluna, com margens de 3 cm (superior/esquerda), 2 cm (inferior/direita). Não deve haver numeração de páginas. O trabalho pode ter tantas seções quantas forem necessárias, e as seções devem ser numeradas. Deve incluir resumo em português, inglês e espanhol, com o máximo de 10 linhas ou cento e dez palavras, com indicação de três palavras-chave em cada idioma, o espaçamento entre as linhas é simples e a fonte 10, sem recuo de parágrafo.
- O Relato de Experiência deve vir com o título em negrito e centralizado, Arial 12 (no máximo 15 palavras);nome do autor e coautores completos alinhados à direita (máximo 3 pessoas); município, área de atuação, breve resumo do(s) autor(es) e e-mail em nota de rodapé; o texto completo deverá ter no mínimo 7 (sete) e, no máximo, 12 (doze) páginas, com espaço incluindo referências; conteúdo do trabalho: resumo, introdução destacando os objetivos, desenvolvimento, conclusões e referências (seguir normas da ABNT). Deve incluir resumo em português, inglês e espanhol, com o máximo de 10 linhas ou cento e dez palavras, com indicação de três palavras-chave em cada idioma, o espaçamento entre as linhas é simples e a fonte 10, sem recuo de parágrafo.
- A Resenha deve iniciar com a referência completa do texto resenhado, conforme ABNT, local e data do manuscrito. Informar, brevemente, sobre a trajetória do autor e informar também acerca de outros dados que julgar interessantes no contexto da análise. Dimensão da resenha: Apresentação entre 04 a 6 laudas, contendo Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais. Deve incluir resumo em português, inglês e espanhol, com o máximo de 10 linhas ou cento e dez palavras, com indicação de três palavras-chave em cada idioma, o espaçamento entre as linhas é simples e a fonte 10, sem recuo de parágrafo.
- A entrevista deve ser encaminhada de forma textual, considerando os seguintes aspectos: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 9 (nove) folhas. Pode ser encaminhada em português, inglês ou espanhol. As imagens deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Deve-se enviar os dados do entrevistado com um breve texto contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, dentre outras informações que achar necessário. Deve ser enviado também um pequeno texto com informações básicas do(s) tema(s) abordados na entrevista.