Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
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Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Política, Planejamento e Gestão da Educação

O gerencialismo e seus impactos na gestão da escola pública

Larissa de Araujo Barros, Débora Quetti Marques de Souza

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Resumo

O presente artigo analisa os impactos do gerencialismo na gestão da escola pública. Em seu primeiro momento procura-se entender como se dá o papel do gestor escolar frente ao contexto gerencial, em seguida, busca situar os elementos de uma gestão democrática e seus desdobramentos na gestão escolar, e, por conseguinte, discutir sobre os elementos estruturantes da gestão gerencial e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está alçada por uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras, estudos e fichamentos de livros, artigos e periódicos e, de forma complementar, foi realizada uma entrevista com um gestor escolar. Ao final, foi possível perceber que existem grandes problemas que envolvem a dinâmica gerencialista na escola com vistas a atender os índices estipulados pelas avaliações externas e o incentivo contínuo à competitividade entre as escolas, estudantes e docentes, além de outros destacados no texto de análise deste trabalho.

Palavras-chave

Educação. Gerencialismo. Gestão democrática.

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Submetido em:
27/02/2023

Revisado em:
30/06/2023

Aceito em:
12/07/2023

Publicado em:
26/07/2023

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