Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/2283270.1.4-2
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Política, Planejamento e Gestão da Educação.

Avaliação Institucional Versus melhoria da Qualidade Educacional em Moçambique

Arlindo Cristiano Parruque, Benedito Maurício Sapane

Downloads: 1
Views: 956

Resumo

O presente estudo com o tema “Avaliação Institucional (AI) Versus melhoria da Qualidade Educacional em Moçambique” é um estudo do caso da Universidade Pedagógica de Maputo e visa discutir os contornos da AI como mecanismo de melhoria da qualidade das instituições, de maneira geral, e das instituições educacionais, em particular. Neste sentido, depois das discussões tidas em torno do assunto que nos propusemos a debater, uma das principais conclusões a que chegamos é a de que existe uma relação entre a AI e a qualidade das instituições, pois, a prática da AI é um mecanismo de garantia da qualidade do funcionamento das instituições à medida que é uma oportunidade para elas olharem para si mesmas e identificarem seus pontos fortes (suas potencialidades) e fracos (seus erros, dificuldades, etc.) para perpetuarem suas potencialidades e replanificarem suas atividades com vista a superação das suas dificuldades, erros ou problemas identificados no âmbito da implementação das suas atividades. Em termos de metodologia apoiámo-nos na revisão bibliográfica e em pequenas entrevistas com dois professores da UP-Maputo, sendo o primeiro designado PE1 e o segundo PE2.

Palavras-chave

Institutional Evaluation; educational institutions; Quality of institutions.

Referências

ANGST, F. André e ALVES, J. Matias. (auto)avaliação de qualidade do ensino superior em
moçambique. Um estudo de caso. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2018.
BERTOLIN, Julio César Godoy. Avaliação da qualidade do sistema de educação superior
brasileiro em tempos de mercantilização – Período 1994-2003. 2007. 282 f. Tese (Doutorado em
Educação) – Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
DIAS, Hildizina Norberto. Artigo: Avaliação Institucional (no livro: Avaliação
educacional/compilação de artigos)
GOMES, Dayane e MORAES, Lincoln. Pensando a avaliação institucional, 2014
http://granbery.edu.br/comissao-propria-avaliacao/sobre-a-avaliacao-institucional-
modalidades/tipos da AI
https://pt.wikipedia.org/wiki/Institui%C3%A7%C3%A3o definição de instituição
https://www.paripassu.com.br/blog/conceitos-da-qualidade/ - definição de qualidade
https://www.unesc.net/portal/capa/index/124/3646 princípios da AI
JURAN, Joseph. How to think about quality. In: JURAN, Joseph; GODFREY, A. Blanton. Jurans
quality handbook. 5. ed. New York: McGraw-Hill, 1999.
MAINARDES, E. Wagner et al. Percepções dos Conceitos de Qualidade e Gestão pela Qualidade
Total: estudo de caso na universidade. 2010. Artigo. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/235341591_Percepcoes_dos_Conceitos_de_Qualidade_e_
Gestao_pela_Qualidade_Total_estudo_de_caso_na_universidade

MARCONDES, José S. Instituição: Significados, características, tipos e exemplos de instituições.
Disponível em https://gestaodesegurancaprivada.com.br/instituicao-significado-tipos (Blogue site).
MINEDH. Manual de Padrões e Indicadores de Qualidade para a Escola Primária. Académica.
Maputo. 2014.
MINEDH. Manual de Padrões e Indicadores de Qualidade para as Escolas Primárias e Centros de
Alfabetização e Educação de Adultos. Edição Revista. Maputo. 2018.
OLIVEIRA, Adriana et al. Avaliação: conceitos em diferentes olhares, uma experiência vivenciada
no curso de pedagogia
OLIVEIRA, F. Amaral de et al. A avaliação educacional em Moçambique. Revista Pesquisa e
Debate em Educação. 2012.
OLIVEIRA,EmanuelleAvaliaçãoInstitucional.Disponívelem:https://www.infoescola.com/pedagogia
/avaliacao-institucional
OURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e
desafios. Cadernos Cedes, Campinas v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
República De Moçambique/Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior
(CNAQ). Relatório de Auto-Avaliação.
República de Moçambique/Ministério da Educação Direção Para a Coordenação do Ensino
Superior. Coletânea de Legislação do Ensino Superior. Edição Revista. Maputo. 2012.
SIAS, M. A. de Freitas et al. Avaliação Institucional: conceitos, objetivos, participação e
implicações para a escola. 2018. Artigo disponível em https://www.researchgate.net/ (definição de
Avaliação Institucional).
SILVA, Severina Rodrigues de Almeida Melo. Avaliação institucional e a gestão democrática na
escola pública: um diálogo no município de Alagoinhas/PB. Educação Pública, v. 19, nº 8, 30 de
abril de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/8/avaliacao-
institucional-e-a-gestao-democratica-na-escola-publica-um-dialogo-no-municipio-de-alagoinhaspb
TERRASÊCA, Manuela (2001). Avaliação dos sistemas de formação. Contributos para a
compreensão da avaliação enquanto processo de construção de sentido. Porto: FPCE,
Universidade do Porto, pp. 114 – 130


Submetido em:
29/11/2023

Revisado em:
30/06/2023

Aceito em:
12/07/2023

Publicado em:
26/07/2023

64c15ac9a953954f3302b396 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections