Análise das práticas educativas dos professore à luz das teorias prática, técnica e crítica (caso Externato Cantinho do Céu)
Arlindo Cristiano Parruque
Resumo
Este artigo faz uma abordagem analítica das práticas educativas dos professores do Externato Cantinho do Céu relativamente ao processo de implementação curricular à luz das teorias Técnica, Prática e Crítica onde esclareceu-se que os professores do Ensino Primário, 3º ciclo desta escola, na sua prática educativa, seguem princípios das Teorias Prática e Crítica pois a escolha dos conteúdos, métodos, critérios de avaliação, etc, é determinada pela combinação entre o que está prescrito no currículo, a sua experiência e as condições da escola onde atuam, interpretando o currículo de modo a adaptá-lo ao contexto da escola e participam em sessões de reflexão em grupo sobre a práticas pedagógicas e ainda, em grupos, fazem auto-reflexão e análise das suas práticas educativas e dos resultados alcançados para correções
Palavras-chave
Referências
https://juliamariana.webnode.pt/news/curriculo-teorias-e-praxis-resumo-e-critica-do-livro/
12 de 02 09:00.
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. (2005, Marzo, 17). Avaliação da aprendizagem como
processo construtivo de um novo fazer. Recuperado de
https://www.gestiopolis.com/avaliacao-aprendizagem-como-processo-construtivo-de-um-
novo-fazer.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17.
ed. São Paulo, Cortez Editora, 2005.
O CAMPO DO CURRÍCULO HOJE: DEBATES EM CENA
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000100011 12 de
02 às 09:00.
PACHECO, José A. Currículo: teoria e praxis. 2ª ed. Porto. Porto Editora. 2001.
PILETTI Claudino, Didática Geral, Editora Ética, 23ª edição, São Paulo, 2004
Submetido em:
09/09/2022
Revisado em:
30/06/2023
Aceito em:
12/07/2023
Publicado em:
26/07/2023