Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/2283270.1.4-7
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Fundamental mesmo é a Autonomia! Contribuições do desenvolvimento moral das crianças na prática pedagógica: uma revisão da literatura

Helena Maria Diu Raposo Monteiro; Márcia Fernanda de Lima

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Resumo

As mudanças sociais ocorridas na passagem do tempo, somadas ao desenvolvimento tecnológico e ao aprimoramento de novas maneiras de se pensar e praticar o “aprender” e o “saber”, têm refletido no âmbito educacional e na formação da consciência moral das crianças. Percebemos que o estabelecimento da autonomia, como etapa mais desenvolvida da formação desta consciência, tem se tornado ponto de dificuldade na geração atual, gerando também insegurança aos pais e educadores. Buscamos compreender, junto à literatura existente, as contribuições sobre o desenvolvimento da consciência moral das crianças na prática pedagógica, em especial dos educandos que compõem a Educação Infantil, na tentativa de esclarecer como esse procedimento pode acontecer de maneira mais efetiva, trazendo informações relevantes aos pais e educadores de como possibilitar que as crianças atinjam a autonomia com maior naturalidade.

Palavras-chave

Autonomia; Educação; Práticas Pedagógicas.

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Submetido em:
15/03/2023

Revisado em:
30/06/2023

Aceito em:
12/07/2023

Publicado em:
26/07/2023

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