Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-10
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Percepção dos pais de crianças pequenas sobre o Ensino Remoto e o Estilo Parental assumido durante a pandemia do COVID-19

Maria Paula Cavalcanti Carvalho ; Célio Rodrigues Leite ; Débora Quetti Marques de Souza

Downloads: 4
Views: 1076

Resumo

A pesquisa a seguir é fruto de um estudo realizado com cuidadores parentais de crianças com idade da primeira infância que atualmente estão matriculadas na Educação Infantil, sendo esse estudo marcado pela Teoria dos Estilos Parentais direcionada aos respondentes por intermédio das instituições escolares e tem como objetivo principal compreender a percepção dos pais de crianças pequenas sobre o Ensino Remoto e o Estilo Parental durante a atual pandemia. Para a coleta de dados adotou-se um questionário online que contemplou trinta e nove perguntas dirigidas aos cuidadores parentais, inspiradas nos doze princípios da Educação Positiva e contou como amostra de respondentes cento e trinta e seis adultos. A análise de dados foi construída tomando como base a Análise de Conteúdo que provoca a edificação de um estudo que prioriza a categorização e a organização dos dados, os mesmos se mostram como cruciais para a estruturação dos achados. Para a discussão dos dados, elegeu-se como categorias de análise:  Professores, Envolvimento dos cuidadores parentais, Criança enquanto estrutura rizomática e Comportamento dos adultos. A pandemia do Covid-19 lançou desafios aos adultos (professores e cuidadores parentais), e ambos tiveram suas atribuições multiplicadas pela sobrecarga que o ensino remoto trouxe, os professores demonstram uma educação firme e gentil pela óptica dos pais, enquanto a família precisa investir mais nas regras e no uso de tempo de qualidade com suas crianças.

Palavras-chave

Estilos parentais. Educação Infantil. Ensino remoto.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro – São Paulo: Edições 70, 2016.

Baumrind, D. Effects of authoritative parental control on child behavior. ChildDevelopment, Chicago, v. 37, n. 4, p. 887-907, 1966.

CARTAXO, V. A. B. Operação pais sempre. Uma missão que não pode parar. Novo Hamburgo, RS: Sinopsys, 2016.

Darling, N.; Steinberg, L. Parenting style as context: an integrative model. PsychologicalBulletin, Washington, v. 113, n. 2, p. 487-496, 1993.

LEITE, C. R. Estilos de Liderança de Professores: Conhecer para Compreender. Editora Appris, 2018.

Lins, T. C. D. S. Práticas educativas maternas e problemas internalizantes em pré-escolares. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14512>. Acesso em: 10 mar. 2017.

Maccoby, E.; Martin, J. Socialization in the context of the family: parent-child interaction. In: Hetherington, E. M.;Mussen, P. H. (Org.). Handbook of child psychology: socialization, personality, and social development. New York: Wiley, 1983. v. 4, p. 1-101.

NELSEN, J. Disciplina positiva. O guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas. Edição digital. 2016

PROBST, M. A criança entre dois mundos – Mundo disciplinar e mundo rizomático. Diponível em:https://anped.org.br/news/ix-seminario-anped-sul-2012 Acesso em: 20 de novembro de 2020.

Secretaria de Estado da Educação. Manual de orientações pedagógicas para o atendimento remoto da educação infantil. In: Brasília. 2020.

Sidman, M. Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno, 1995.

SIEGEL, D. J; BRYSON, T. P. O cérebro da criança. 12 estratégias revolucionárias para treinar o cérebro em desenvolvimento do seu filho. São Paulo: nVersos, 2015.

SIEGEL, D. J; HARTZELL, M. Parentalidade consciente. Como o autoconhecimento nos ajuda a criar nossos filhos. São Paulo: nVersos, 2020.

WEBER, L. N. Eduque com Carinho. Equilíbrio entre amor e limites.  6. ed. rev. e atual. Curitiba, PR: Juruá, 2017


Submetido em:
24/03/2021

Revisado em:
01/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

613e994ea953956925700573 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections