Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-12
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Currículo escolar em tempos de pandemia: diálogo entre vivências, saberes e desafios futuros

Patrícia Cardoso Soares ; Patrick Pacheco Castilho Cardoso

Downloads: 6
Views: 1047

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as ações realizadas e os impactos causados pela pandemia na rede municipal de ensino de Araçatuba/SP, frente à situação de emergência pública decorrente da epidemia causada pela COVID-19, entre março e dezembro de 2020 e discorrer sobre os rumos futuros. Em razão do ineditismo da situação gerada em contexto global, o que dificultou a escolha de aportes teóricos específicos, procurou-se recorrer às observações, acompanhamentos e atuações de dois pesquisadores que atuam na rede de ensino predita, frente às demandas apresentadas. A pesquisa está organizada em dois momentos: a) análise das ações já desenvolvidas na rede e; b) abordagem teórica sobre as práticas pedagógicas futuras, considerando o contexto pandêmico e pós-pandêmico num viés humanizador. O estudo tem natureza qualitativa, pois, se pautará em um conjunto de conceitos relacionados às análises e interpretações no campo empírico a partir da perspectiva de Paulo Freire, considerando os paradigmas da dialogicidadepara a explanação dos conceitos com vistas a um currículo crítico-emancipatório,estabelecendo relações com as questões contemporâneas, pautando-se na linguagem como categoria principal para análise.

Palavras-chave

Educação na Pandemia. PráticasPedagógicas. CurrículoHumanizador

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

____; NÓVOA, António (Org.).  Paulo Freire:  política e pedagogia.  Porto, Portugal: Porto Editora, 2006.

ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Cartilha. Grupo de Trabalho de Política Educacional. Projeto do capital para a educação, volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. 2020. Disponível em <https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf> Acesso em 22/02/2021.

ARAÇATUBA, Secretaria Municipal de Educação. Adendo para a reformulação do Calendário Escolar. SME, 2020-a.

____,Secretaria Municipal de Educação.Resolução SME/nº 04/2020. SME, 2020-b.

____, Secretaria Municipal de Educação. Adendo ao Termo de Colaboração entre a Prefeitura Municipal de Araçatuba e Instituições Filantrópicas. SME, 2020-c.

____, Secretaria Municipal de Educação.Normativa SME nº 1 de 22 de maio de 2020 objetivando uniformizar os procedimentos para a avaliação dos alunos, inclusive no que se refere aos instrumentos de avaliação e os seus respectivos critérios.SME, 2020-d

____, Secretaria Municipal de EducaçãoResolução SME/nº 05 de 21 de maio de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar para o ano de 2020.SME, 2020-e

____, Secretaria Municipal de Educação. Resolução SME/nº 06 de 27 de maio de 2020. SME, 2020-f.

BRASIL. PARECER CNE/CP Nº11/2020. Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília: MEC/CNE, 2020.

BORDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CHIZZOTTI, Antonio. Currículo por competência: ascensão de um novo paradigma curricular. Educação e Filosofia, v. 26, n. 52, p. 429-448, Uberlândia, jul./dez. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

____. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

____. Educação como Prática da Liberdade. 38 ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GIROUX, Henry A. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HARARI, YuvalNoah; LEAL Odorico (Tradução). Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coranavírus. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociologia, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan/abr. 2006.

MOREIRA, José Antonio Marques; HENRIQUES Susana; BARROS Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia, São Paulo, nº34, p. 351-364, jan/abr. 2020.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2016.

SANTIAGO, Maria Eliete. Escola pública de 1º grau: da compreensão à intervenção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

____. Paulo Freire e as questões curriculares: uma contribuição à reflexão. Revista de Educação.Brasília: AEC: 1998.

____.  Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In:  BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Maria Eliete (Org.) Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

____. Campo Curricular, Prática Pedagógica e Pedagogia Freireana. Revista de Educação da AEC. Brasília: AEC: 2007.

SAVIANI, Dermeval. GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. Revista Universidade e Sociedade - ANDES. Ano 2021, nº67, p. 36-49, jan. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da.  Documentos de identidade:  uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOARES, Patrícia Cardoso. Leitura Literária no Ciclo Alfabetizador: repercussões das políticas educacionais no chão da escola pública municipal de Araçatuba/SP, 2017. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Política Universidade Católica e São Paulo. São Paulo: 2017. Disponível em:<https://tede2.pucsp.br/> acesso em 22/02/2021.

TOFFLER, Alvin. O choque do futuro. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1973.


Submetido em:
09/04/2021

Revisado em:
20/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

613e95b5a9539567bd4d1672 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections