Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-13
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de Experiência Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação a Distância

As dificuldades promovem a criatividade – Agradecimento público

Élia de Sousa Alves

Downloads: 6
Views: 1018

Resumo

O presente ensaio visa reconhecer a capacidade criativa da comunidade de aprendizagem na resolução do problema pandémico que assolou todo o mundo por parte das mães, dos pais, das alunas, dos alunos, das professoras, dos professores e instituições públicas e privadas num contexto específico, mas que acreditamos que possam existir semelhanças noutras partes do mundo. Num contexto pandémico provocado pelo COVID-19, emergiu uma comunidade de aprendizagem que se uniu para ultrapassar as dificuldades que se sentiam e, de forma criativa, transformaram-se as fragilidades em novas aprendizagens dando lugar à aprendizagem ao longo da vida, uma vez que todas e todos tiveram a oportunidade de aceder a novas aprendizagens

Palavras-chave

Educação. Pandemia. Tecnologias. Criatividade. Comunidade de aprendizagem

Referências

ALVES, Élia. portefólio multidisciplinar - movido através do conceito e-portfólio - como dispositivo deintegração curricular: contributos para o sucesso educativo. Dissertação de Mestrado em Ciências de Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular. Braga: Universidade do Minho, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2001.

LIMA, Licínio C. (2008). Audição Parlamentar, Comissão de Educação e Ciência, sobre o Projecto Governamental de “Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário” (Projecto de Decreto-Lei n.º 771/2007-ME), em 2008.02.12. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11817 acedido a 2021/03/21.

SANTOS GUERRA, Miguel. A Escola que aprende. Porto: Asa, 2001.

ROBINSON, KEN. O elemento. Porto Editora, 2010.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Vol. I. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, (1ª edição 1972), 1991.


Submetido em:
13/03/2021

Revisado em:
12/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
12/09/2021

613e93d9a953956717420c33 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections