Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-14
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de Experiência Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação a Distância

Integrando a Plataforma Khan Academy na Prática Docente na Educação Básica: da Teoria à Prática  

Cristina Leite de Brito; Joscivania Rodrigues Bezerra da Silva; Silvana Maria da Silva

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Resumo

Este Relato de Experiência traz resultado parcial da pesquisa que está sendo realizada no LIFE (doravante Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores) com alunos dos cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática e docentes da universidade e da Educação Básica. Estamos investigando como os docentes integram a Plataforma Khan Academy enquanto recurso didático na sua prática na Educação Básica. Inicialmente formamos um Grupo de estudos com discentes e docentes. Estamos em fase de planejamento para implantação de um piloto na Escola de Aplicação da UPE Campus Garanhuns. Buscou-se inicialmente tratar o conceito de sala de aula invertida e a luz da abordagem instrumental que nos fornece subsídios teóricos para fundamentar nosso olhar para essa integração da Plataforma Khan Academy no ensino remoto. O foco recaiu sobre a elaboração de sequências didáticas sistematizadas das práticas voltadas para o engajamento dos docentes e discentes na interação, nesse contexto no momento trazemos a Gênese Instrumental e a teoria de Tardif (2002) acerca dos saberes docentes mobilizados na interação. A Teoria da Transposição Informática de Balacheff (1994); Caiado; Morais (2013) e Metodologias Ativas Moran (2019). Paralelamente, estamos construindo estado da arte acerca do nosso objeto de estudo. Adotamos a metodologia da pesquisa-ação a fim de possibilitar os sujeitos ativos durante toda nossa intervenção seja nas oficinas, nos grupos de estudos, nas observações, aplicação de questionários e entrevistas. Nossa pesquisa já se mostra exitosa uma vez que mobiliza os professores em formação e egressos de nossas licenciaturas de forma muito positiva, pois existe o interesse e o reconhecimento de práticas inovadoras. 

Palavras-chave

Ensino de Língua Portuguesa. Ensino de Matemática. Plataforma Khan Academy  

Referências

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Submetido em:
04/04/2021

Revisado em:
06/08/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
12/09/2021

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