Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-4
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Política, Planejamento e Gestão da Educação

Política de Avaliação de aprendizagem no Ensino Primário em Moçambique no contexto prático da política

Jorge Mussoho

Downloads: 11
Views: 1293

Resumo

O presente artigo debruça sobre a Política de Avaliação da aprendizagem no Ensino Primário em Moçambique no contexto prático da política, com o grande escopo de compreender como é que os professores concebem ou implementam a política de avaliação de aprendizagem no ensino primário. Tivemos como objetivos específicos: descrever as várias vertentes do conceito de avaliação, caracterizar as técnicas e instrumentos de avaliação no ensino primário, compreender a política de progressão por ciclos de aprendizagem e condições de aprovação no ensino primários e analisar as concepções da prática da política de avaliação pelos professores. Quanto à metodologia, utilizamos método exploratório, e levantamento bibliográfico e usamos uma abordagem qualitativa para análise e interpretação de dados, no que diz respeito à população, foram envolvidos na pesquisa 6 professores da escola primária completa Machava A, sendo dois da 1ª classe, dois da 2ª classe e dois da 3ª classe respectivamente. Para a análise do contexto prático da política de avaliação, apoiamo-nos na teoria de abordagem do ciclo de políticas educacionais de sociólogo inglês Stephen Ball e Jefferson Mainardes (2006). No que tange aos principais resultados deste estudo, a política de avaliação de aprendizagem no ensino primário é concebida, em parte como uma regra que deve ser cumprida sem que seja contextualizada e por outro lado, ela é transformada e encarada tendo em conta a realidade em que o tipo da escola e o tipo de aluno. Portanto, os professores, que são implementadores da política, são portadores de valores culturais, históricos com a sua experiência de trabalho, eles interpretam a política e tentam adequar à realidade.

Palavras-chave

Política de Avaliação; Avaliação da Aprendizagem; Contexto Prático da Política.

Referências

CRESWELL, John w. projecto de Pesquisa: Metodos Qualitativos, quantitativos e Misto. Luciana de Oliveira da Rocha: Porto Alegre, 2007.

DUARTE, Stela Mithá. Avaliação por Ciclos de Aprendizagem no Ensino Básico em Moçambique: entre tenções e desafios. Revista Práxis Educativas, 2018. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br.index.php/praxiseducativas

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição, São Paulo, editora Atlas, 2011.

INDE/MINEDH. Programa das disciplinas do 1º ciclo do Ensino Primário: Língua portuguesa, matemática e Educação Física. Edição INDE/MINEDH – Moçambique, Maputo, 2016.

IMINEDH/DINEP. Regulamento Geral das Escolas do Ensino Primário. Maputo, 2011.

INDE/MINED. Plano Curricular do Ensino Básico. Maputo, © INDE/MINED – Moçambique, 2008.

LAKATOS, Marina de Andrade Marconi Eva Maria.Fundamentos de Metodologias Cientificas. 5 edicao . Sao Paulo : editora atlas, 2003.

LOBO, Manuel Francisco, NHEZE, Ismael Cassamo. Qualidade de Ensino no Ensino Primário. Maputo, Movimento da Educação para Todos, 2008.

MAINARDES Jefferson. Abordagem de Ciclo de Politicas: Uma Contribuição para a análise de Politicas Educacionais. Campinas, vol. 27. 2006.

MAINARDES J. Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização. In: CRUZ, M. C. V.; BORBA, R.E.S. (Orgs). Ciclo de palestras vol. 1. Recife: Editora UFPE, 2016. P 109-125.

PERRENOUD, P. Avaliação da Excelência à Regulação das Aprendizagens: entre duas lógicas. Tradução de Patrícia Ramos. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P. os Ciclos de Aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre:Artmed, 2004.

SACMEQ II Project in Mozambique: A Study of the Conditions of Schooling and the Quality of Education, Passos A. and others, Harare, Zimbabwe, 2005.


Submetido em:
09/04/2021

Revisado em:
20/08/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

613ea0f6a953956bbf7a6c72 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections