Reverberações da nova gestão pública na organização e democratização da gestão escolar
Débora Quetti Marque de Souza
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa que objetivou analisar a democratização da gestão escolar frente aos paradigmas desencadeados pela Nova Gestão Pública. Pauta-se no atual contexto brasileiro em que os aportes gerencialistas, mercadológicos e neoliberais encontram-se arraigados nas políticas públicas educacionais. O debate teórico fundamenta-se em categorias como Nova Gestão Pública e gerencialismo (ABRUCIO, 1997; BARROSO, 2005; HYPOLITO, 2011; AFONSO 2009; BALL, 2001, 2005) e gestão da escola (LIMA, 2013; AZEVEDO, COUTINHO e OLIVEIRA, 2013). A pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, apresenta uma análise descritiva e argumentativa. Dentre os resultados, observou-se que a gestão escolar, tanto na perspectiva macro, como micropolítica, vem, cada vez mais intensamente reverberando o modelo gerencial, cujos objetivos financeiros e economicistas de cunho neoliberal, atendem às necessidades imediatas do mercado e afastam-se dos ideais sociais da democracia. Destarte, espera-se contribuir para os estudos sobre a gestão da escola no contexto atual das políticas públicas de cunho gerencial.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
10/03/2021
Revisado em:
01/07/2021
Aceito em:
09/08/2021
Publicado em:
13/09/2021