Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
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Artigo Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

A cela de aula: desafios para políticas públicas de educação de jovens e adultos nas unidades prisionais

José Antônio Gonçalves Leme

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Resumo

A oferta de educação em espaços de restrição/privação de liberdade é uma instigação para as estratégias de gestão e planejamento que devem visar a potencialização das pessoas envolvidas, em especial, alunos e alunas, como sujeitos de direitos capazes de viver dignamente no seio de relações sociais e éticas prazerosas. A reflexão aqui proposta busca analisar as dinâmicas organizacionais macro, de implementação de educação, através da atuação de instituições que efetivam a execução nos presídios. A metodologia é qualitativa, por meio da Pesquisa Bibliográfica e Documental, com o intento de captar o movimento intrínseco as continuidades e contradições, que conformam os cenários sob análise. A partir do cenário perscrutado é possível afirmar que as instituições educativas caminharam em ritmo lento e cauteloso, para ocuparem os lugares que são seus, por definição normativa, ainda mais em um contexto de grande complexidade que é a prisão, que gera a necessidade de atuação compartilhada ou interinstitucional.

Palavras-chave

Privação de Liberdade. Educação de Jovens e Adultos. Políticas Públicas. Educação Prisional.            

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Submetido em:
06/04/2021

Revisado em:
29/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

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