Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-8
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Tecnologia imersiva no ensino formal: promovendo a multiculturalidade indígena em sala de aula

CarolinyCapetta Martins ; Thiana Maria Becker ; Luciana PoniewasKaterberg

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Resumo

Esse estudo tem como objetivo elencar possibilidades de trabalho para o docente, atendendo a Lei n. 11.645/2008 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que definem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em escolas públicas e privadas. Acredita-se que o resgate multicultural a respeito dessas populações, evidenciem a importância dessas culturas para as áreas sociais, econômicas, educacionais e políticas, que culminam na formação da população, na identidade e no próprio território brasileiro. O estudo tem como pergunta norteadora: como inserir a cultura indígena brasileira, atendendo as exigências da legislação e os anseios da sociedade, indo além dos registros escritos ou orais? Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental com respaldo na BNCC, na Lei 11.645/2008, em autores como Sousa Santos; Nunes e Semprini nos conceitos de multiculturalidade, e Mattar, Tori e Moran para fundamentar o uso da RVI na educação. Como possibilidade encontrou-se a Realidade Virtual Imersiva (RVI) sendo um instrumento que possibilita a promoção e inserção do aluno em uma nova realidade e possibilita vivências construtivas na sua formação cognoscente.

Palavras-chave

Realidade Virtual Imersiva (RVI). Multiculturalidade. Indígena.

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Submetido em:
31/03/2021

Revisado em:
14/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

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