Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.1-9
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Ensaio Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Os saberes culturais como ferramenta para a libertação de um povo no pensamento de Eduardo Mondlane: análise crítica da aplicabilidade do subsistema de educação de adultos em Moçambique

Jorge Mussoho

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Resumo

Na presente reflexão com o tema acima exposto, pretendemos compreender de que forma a cultura pode ser uma ferramenta para a libertação de um povo, para tal, teremos como suporte desta análise o pensamento de Eduardo Mondlane sobre os saberes culturais e educação de um povo, a qual vai ajudar-nos a perceber de que forma essas duas premissas podem influenciar para a proporção da liberdade de um povo. Portanto, esta reflexão, pode nos ajudar a identificar a fragilidade de um subsistema de educação que não respeita a cultura de um povo, identificar aspectos da falta de educação de um povo para o desenvolvimento do país e analisar criticamente a aplicabilidade do subsistema de educação de adultos Moçambicano como uma forma de erradicação da pobreza. O estudo é de cunho bibliográfico no qual consultamos obras dos diferentes especialistas de educação como é o caso de ARENDET (1957) e CHEMANE (2014), obras de sociólogos como DURKHEIM (1965). Foi possível perceber ao longo do trabalho que há várias lacunas no funcionamento deste subsistema, por sinal importante, entendemos que é de grande relevância que se elaborar políticas aplicáveis e que se adeqúem às necessidades das populações e possam responder às necessidades dos alfabetizandos devem garantir o funcionamento deste subsistema (educadores de adultos que não tem uma cifra ou salário. Embora Mondlane considerava que todos os cidadãos eram engajados na luta conta analfabetismo, daí que todos eram chamados para esta causa. Os adultos que não sabiam ler aprendiam dos que sabiam um pouco, os que sabiam um pouco ensinavam os que não sabiam ler e vice-versa. Para dizer que os dias de hoje pouco se verifica esse engajamento, se calhar por estarmos na era neoliberal e capitalista onde poucas coisas funcionam sem o financiamento.

Palavras-chave

Educação de Adultos; Saberes Culturais, Libertação do Povo  

Referências

ARENDET, Annah. A Crise Na Educação. 3ª ed. New York. 1957, 1-14 p.

CHEMANE, Orlando Daniel, Eduardo Mondlane, Pan-africanismo e educação, 2014. Disponivem em: https://docplayer.com.br/14265480-Eduardo-mondlane-pan-africanismo-e-educacao-orlando-daniel-chemane-orlandochemane-gmail-com.html. acessado aos 20.04.2021

DURKHEIM, Emile. Educação e Sociologia. 6ª ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1965.

MINEDH. Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo, 2020.

MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique. 1ª Ed. Maputo- Moçambique, editora Nosso Chão, 1969.

NOGUEIRA, C. M. Martins, NOGUEIRA, M. Alice, A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições, 2002.

Republica, Assembleia da. Lei no 18/2018, 28 de Dezembro 2o Suplemento. maputo: Imprensa Nacional de Mocambique, 2020.


Submetido em:
24/03/2021

Revisado em:
08/07/2021

Aceito em:
09/08/2021

Publicado em:
13/09/2021

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