Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-11
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de experiência Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores.

O profissional licenciado em Pedagogia a serviço de espaços educativos não escolares

Jaqueline Lúcio Pimentel

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Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo apresentar algumas áreas de atuação do licenciado em Pedagogia em ambientes não escolares. Para isso, são delimitados os seguintes objetivos específicos: descrever as experiências realizadas durante o período do estágio supervisionado e refletir sobre a importância da atuação do pedagogo em espaços não escolares. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica (MARCONI e LAKATOS, 2017), seguida de observações assistemáticas (MARCONI e LAKATOS, 2017) e leituras interpretativas (GIL, 2008). Para a fundamentação teórica são utilizados os seguintes autores: Fireman (2006); Libâneo (2010); Castro e Henriques (2013); Torquato et al., (2015); Silva, Barbosa e Soares (2016); Rosa e Santos (2018). Os resultados demonstram que a atuação do pedagogo ultrapassa os muros da escola e que as práticas educativas deste profissional beneficiam diversas instâncias da vida social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais humanizada e civilizada para todos.

Palavras-chave

Pedagogo. Espaço não escolar. Educação.

Referências

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Submetido em:
25/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

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