Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-12
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de experiência Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores.

Avaliação de competências dos alunos do Ensino Básico em Moçambique: Possibilidades e desafios das práticas avaliativas dos professores

Jorge Mussoho , Arminda Lourino Langa

Downloads: 6
Views: 837

Resumo

O presente ensaio surge no âmbito da reflexão em volta do tema que versa sobre a Avaliação de competências dos alunos do Ensino Básico em Moçambique: Possibilidades e desafios das práticas avaliativas dos professores Pretende-se com o estudo discutir o conceito avaliação e avaliação de competências; identificar as pratica avaliativas utilizadas pelos professores do ensino básico e descrever as possibilidades que os professores têm para avaliar as competências dos seus alunos na sala de aula. O campo teórico reflete os pontos de vista de Pacheco (1995), Matos (1999) e Nhantumbo (2007). Os resultados permitiram concluir que: i. como forma de conhecer o aluno, o professor verifica o conhecimento prévio dos seus alunos sobre conteúdos a serem estudados. Poderá assim determinar se eles progredirem depois de certo tempo; ii. Identificar as dificuldades da aprendizagem: a avaliação também permite diagnosticar a dificuldade dos alunos tentando identificar e caracterizar as suas possíveis causas; iii. Determinar se os objetivos propostos para o processo de ensino e aprendizagem foram ou não atingidos: ao iniciar um período letivo ou uma unidade de ensino usados pelo professor.

Palavras-chave

Avaliação; avaliação de competência; Práticas de Avaliação dos professores.

Referências

MATOS, Manuel. A avaliação entre o trabalho e a Reflexão. In CORREIA, J.A. (org). Formação de Professores – Da racionalidade instrumental à Ação Comunicacional. Porto, edições ASA, 1999.

MUSSOHO, Jorge. Política de Avaliação de aprendizagem no Ensino Primário em Moçambique no contexto prático da política. In Sala 8 – Revista Internacional em Politicas, Currículo, Praticas e Gestão de Educação. V.01N.01/2021. Disponível em:https//www.revistasalaoito.com.br/search?q=Jorge%20Mussoho&page=&ed=&year=type=&are= cessado aos 05 de Outubro de 2022 as 20:25min.

NHANTUMBO, Azevedon Baptista Binguamhane. Concepção e práticas de avaliação de competências no Ensino Básico em Moçambique. In DUARTE, Stela Mitha& MACEDO, Elizabeth autor do livro. AVALIAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: REFLEXÕES E EXPERIENCIAS DO BRAZIL E DE MOÇAMBIQUEMaputo,Educar-UP,2007,pp.65-80.

PACHECO, José Augusto. Análise Curricular da Avaliação. In José Pacheco e Miguel Zabalza (org). A avaliação dos alunos do ensino básico e secundário. Atas do I Colóquio sobre Questões curriculares. Braga, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 1995, PP. 39-40.


Submetido em:
02/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

62d9c910a953953ffc202a93 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections