Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-14
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo científico Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação Presencial e a Distância

  Reflexões acadêmicas sobre o uso das tecnologias em um contexto pandêmico: inquietações e possibilidades na educação

Stephanie Miranda dos Santos, Gustavo dos Santos Souza, Carlos Magno Naglis Vieira

Downloads: 1
Views: 761

Resumo

O texto, sob a forma de ensaio, busca uma reflexão acerca do uso das tecnologias como amparo da educação em tempos de pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV-2) e da necessidade de inquietações e possibilidades para o avanço do papel contemporâneo da tecnologia na educação em um momento de crise mundial, onde o afastamento social e a necessidade de adaptação são cruciais para que o controle de todo o mundo seja restabelecido. As reflexões do estudo estão amparadas em referências como Paludo (2020), Souza e Vieira (2021), Paniago e Santos (2021), entre outros. As discussões iniciais indicam que, ainda que esta seja a Era da Informação e muitas pessoas estejam diariamente em contato com a tecnologia, a necessidade de adaptação tanto por parte dos educadores e das instituições de ensino quanto por parte dos estudantes é essencial e importante, dado que a utilização das tecnologias digitais como forma de propagação do ensino e aprendizagem se tornou uma maneira de prosseguir com as atividades educacionais mesmo que a distância.

Palavras-chave

Tecnologia. Educação. Pandemia.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/CNE. PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/12/2020, Seção 1, Pág. 106. Brasília: MEC, 2020.

MÁXIMO, Wellton. Trabalhadores autônomos foram mais prejudicados por pandemia em 2020. Agência Brasil, 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-04/trabalhadores-autonomos-foram-mais-prejudicados-por-pandemia-em-2020. Acesso em: 5 de out. de 2021.

IBGE. Um em cada 4 brasileiros não têm acesso à internet, mostra pesquisa. Agência IBGE de notícias. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros[1]nao-tem-acesso-internet. Acesso em 5 de out. de 2020.

JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583/pdf. Acesso em: 12 mai. 2021.

NUNES, Renata Cristina. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n.3, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13022/11671. Acesso em: 10 de set. de 2021.

PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 44-53, jul/dez., 2020. Disponível em:  https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44. Acesso em 10 de mai. de 2021.

PANIAGO, Maria Cristina Lima; SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos. Educação a Distância e cultura digital: possibilidades e desafios. In: SANTOS, Catarina de Almeida (et. al. org). Institucionalização da educação superior a distância nas universidades federais da região centro-oeste: temáticas em questão. Editora Universidade de Brasília, 2021.

SOUZA, Celestina Maria Pereira de; PEREIRA, Jhonata Moreira; RANKE, Maria da Conceição de Jesus. Reflexos da Pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência. RBEC, v. 5, n.5, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10844/17977. Acesso em 10 de ago. de 2021.

SOUZA, Gustavo dos Santos; VIEIRA, Carlos Magno Naglis. Pesquisar em tempos de pandemia: reflexões iniciais de jovens pesquisadores. Revista Espaço Crítico, v. 2, n. 2, p. 292-305, jul., 2021. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/rec/article/view/1016/715. Acesso em 10 de ago. De 2021.


Submetido em:
24/03/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

62d9c6c4a953953f75049733 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections