Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-15
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Relato de experiência Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação Presencial e a Distância

O letramento digital por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o contexto educacional

Danrley de Oliveira Silva, Antônia Aynara Magalhães Santos

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Resumo

A construção do conhecimento é feita de diversas formas, atualmente devido a pandemia foi necessário a reformulação do contexto educacional. Nesse sentido, esta produção de revisão bibliográfica discorre sobre o letramento digital por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDCI). Nesta perspectiva, objetiva-se apresentar as ferramentas flexíveis para a educação básica, além da plataforma o Laboratório digital educacional (LDE) que contribui na formação contínua dos profissionais da educação. Logo, justifica-se a importância desse tema para a melhoria no processo de ensino aprendizagem. Assim, para embasar os argumentos tem-se: BACICH et al. (2015), MORAN (2021) e outros. Mediante a problemática de que é impossível inserir os recursos tecnológicos no contexto educacional e fazer com que os alunos sejam protagonistas. Portanto, compreende-se que há possibilidade de utilizar os recursos tecnológicos de maneira flexível propondo a construção do conhecimento e o protagonismo do educando para a reflexão da nossa sociedade.  

Palavras-chave

Recursos tecnológicos. Formação contínua. Docentes.

Referências

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Submetido em:
17/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

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