Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-2
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo científico Política, Planejamento e Gestão da Educação

A potência da educação na transcendência da autoalienação capitalista

Sheila Nunes Pereira, Neusa Maria Dal Ri

Downloads: 3
Views: 750

Resumo

Esse artigo tem como principal objetivo a análise da potência da educação na transcendência da autoalienação capitalista. Partimos da hipótese que a educação tem a potência de interferir qualitativamente no movimento contraditório do sistema do capital, pois carrega em si uma dupla possibilidade. Ela pode tanto contribuir para o desenvolvimento humano, como pode funcionar como um complexo que garante a simples reprodução continuada do capital. Trata-se de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico. Nossa linha de pensamento é conduzida, fundamentalmente, pela categoria alienação, com contribuições de filósofos marxistas, como István Mészáros e György Lukács, os quais nos proporcionam relacionar a abordagem ontológica da alienação com a abordagem ontológica da educação percebendo-as na totalidade do ser social. Concluímos que a educação cumpre uma função importante na reprodução do sociometabolismo do capital, e possui contradições que podem ser potenciadas em direção a transcendência da autoalienação, mas de modo algum pode tornar-se potência se ausente a compreensão da lógica do capital .

Palavras-chave

Autoalienação. Educação. Transcendência.

Referências

GRAMSCI. A. A formação dos intelectuais. Londres: Lawrence and Wishart, 1957.

LESSA, Sérgio. Alienação e estranhamento. Posfácio in Cadernos de Paris; Manuscritos econômicos- filosóficos. Karl Marx; tradução José Paulo Netto e Maria Antônia Pacheco. 1.ed. São Paulo, Expressão Popular, 2015.

LUKÁCS, György. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem in Temas de Ciências Humanas, Livraria Editora Ciências Humanas LTDA, São Paulo: 1978.

_________________.Ontologia do ser social: Os Princípios Ontológicos Fundamentais de Marx. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979. Tradução de Carlos Nelson Coutinho.

MARX, K. O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017.

MÉSZÁROS, István. A teoria da Alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

_________________. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

OVIDIO. Metamorfosis. XI, 50-60. Tradução de Ana P. Veja. 3. ed. Sevilla, 2002-2008.


Submetido em:
16/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

62d9d5b6a95395432e53d6b3 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections