Avaliação Institucional: Teoria e Prática como Base para o Desenvolvimento da Qualidade das Instituições Educacionais, caso da Universidade Pedagógica de Maputo
Jorge Mussoho , Felix Jose Mulhanga
Resumo
O nosso trabalho intitulado Avaliação Institucional: Teoria e Prática como Base para o Desenvolvimento da Qualidade das Instituições Educacionais busca reflectir sobre os princípios e as finalidades da Avaliação Institucional como base para o desenvolvimento da qualidade das instituições educacionais, caso da Universidade Pedagógica de Maputo. E para alcançar objectivo geral, definimos os objectivos específicos: Definir os conceitos básicos sobre a Avaliação Institucional; Descrever os princípios e as finalidades da Avaliação Institucional; Relatar o historial sobre a Avaliação Institucional das instituições educacionais em Moçambique, para finalizar vamos Apresentar as práticas de Avaliação Institucional de instituições do ensino superior em Moçambique. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e a palestra. Desta pesquisa, foi possível compreender que a questão de avaliação das instituições, embora tenha pouco tempo de vida, ganhou um campo muito grande nas instituições de ensino superior e há muitos debates em volta deste assunto onde maior parte das IES fazem a avaliação dos seus cursos que representam a instituição. Ficou claro por sua vez que ainda há muitos desafios para alcançar a qualidade desejada nas instituições de ensino superior, pois alguns indicadores de qualidade são de difícil acesso, uma vez que não são independentes, mas sim dependem muito das políticas.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
02/04/2022
Revisado em:
27/06/2022
Aceito em:
21/07/2022
Publicado em:
21/07/2022