A atuação do pedagogo nos espaços não-escolares: uma análise sobre a pedagogia hospitalar como processo de escolarização humanizada
Debora Quetti Marques de Souza, Larissa Santino da Silva
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a atuação do pedagogo nos espaços não escolares, especificamente na Pedagogia Hospitalar, a fim de compreender os processos de escolarização e humanização que permeiam esta área. A fundamentação teórica aborda temáticas sobre o que é a Pedagogia e seu papel na formação do pedagogo. A Pedagogia Hospitalar, concebida como nosso objeto de pesquisa, norteou as discussões e análises durante toda a produção escrita deste trabalho. A metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica, analítica e exploratória e contou com uma entrevista realizada com uma pesquisadora da Pedagogia Hospitalar. Ao final, consideramos que esta área de atuação é de fundamental importância para a disseminação de um ensino e uma aprendizagem focados na escolarização humanizadora de estudantes que se encontram nos leitos hospitalares por problemas de saúde.
Palavras-chave
Referências
Brandão. Carlos Rodrigues. O Que é Educação. Editora Brasiliense; Coleção Primeiros Passos, 1981.
BRASIL, Lei De Diretrizes E Bases (LDB). Lei 13.716 De 2018.
Cardoso, Cristiane Aparecida; Silva, Aline Fabiana Da; Santos, Mauro Augusto Dos. Pedagogia Hospitalar: A Importância Do Pedagogo No Processo De Recuperação De Crianças Hospitalizadas. Cadernos Da Pedagogia. São Carlos, Ano 5 V. 5 N. 10, P. 46-58, Jan-jun. 2012.
Ceroni, Mary Roseane. O Perfil Do Pedagogo Para Atuação Em Espaços Não-Escolares. São Paulo: 1 Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2006.
Esteves, Cláudia R. Pedagogia Hospitalar: Um Breve Histórico. 2008.
Freire, Paulo. Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários À Pratica Educativa. 25ª Edição PAZ E TERRA Coleção Leitura. 1996.
Gomes, Janaína Oliveira; Rubio, Juliana De Alcântara Silveira. Pedagogia Hospitalar: A Relevância Da Inserção Do Ambiente Escolar Na Vida Da Criança Hospitalizada.Revista Eletrônica Saberes Da Educação – Volume 3 – Nº 1 – 2012.
Libâneo, Jose Carlos; Pimenta, Selma Garrido, Formação De Profissional Da Educação: Visão Crítica E Perspectiva De Mudança. 20. Campinas: Educação & Sociedade 1999.
MARTINS, Sônia Pereira De Freitas. Hospitalização Escolarizada Em Busca Da Humanização Social. IX Congresso Nacional De Educação- EDUCERE/ III Encontro Sul Brasileiro De Psicopedagogia, P. 1768-1782. 2009.
Nascimento, Aretha Soares; Fernandes, Fabíola Tunala.; Ferreira Marta Justo; Paiva, Renata Aparecida; Lisboa, Rosimar Rodrigues De; Maciel Rubiane Soares; Muneron. Selma Luzia. A Atuação Do Pedagogo Em Espaços Não Escolares: Desafios E Possibilidades. Pedagogia Em Ação, V. 2, N. 1, P. 1-103, Fev./Jun. 2010.
Paula, Ercília M.A.T. De. Pedagogia Hospitalar Na Pedagogia Social: Reflexões Teóricas.Congr. Intern. Pedagogia Social Mar. 2010.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, S. O.; ALVES, L H. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios E Fundamentos. Cadernos Da Fucamp, V.20, N.43, P.64-83/2021.
Submetido em:
14/04/2022
Revisado em:
27/06/2022
Aceito em:
21/07/2022
Publicado em:
21/07/2022