Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
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Artigo científico Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores.

Os povos bantu e a lei federal 10.639/03 no ensino de filosofia “caminhos possíveis no chão da escola”

Wudson Guilherme de Oliveira

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Resumo

Este trabalho intenciona apresentar as execuções sustentadas na implementação da Lei Federal 10.639/2003, que alterou o Artigo 26-A da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em uma instituição privada de educação da Baixada Fluminense, cidade metropolitana do Rio de Janeiro, nas aulas da Disciplina de Filosofia. Pois no espaço de Educação Básica estava acontecendo tensões entre os alunos promovidas por episódios de Bullying e Racismo. Desse modo com base na Lei, apresentaremos as ações afirmativas e as reflexões realizadas no “Chão da Escola” a partir de “Aulas/Oficinas” acerca da Filosofia Africana, Histórias, Africanidades, Culturas e Línguas dos Povos Bantu, e a necessidade da implementação dessa Lei, bem como o engajamento para que se estabeleça a sua concretização no Ensino de Filosofia. Onde realizamos e evidenciamos uma pedagogia antirracista e decolonial, com bases nas Pesquisas, Oficinas, Rodas de Debates, Leituras de Textos, Exposições de Livros Africanos, Indígenas e Afro-Brasileiro, e na Afroperspectiva dos Povos Bantu e nos trabalhos de Filósofos (as) Africanos (as), Afro-Americanos (as) e Afro-Brasileiros (as) como uma possibilidade para uma educação transgressora que prestaram de subsídio para propor debates possantes na luta a favor da igualdade Racial e social.

Palavras-chave

Ação Afirmativa; Lei Federal 10.639/03; Racismo; Ensino de Filosofia; Povos Bantu

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Submetido em:
16/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

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