Inclusão de alunos autistas no ensino regular: análise sobre as práticas pedagógicas
Francília Sousa Meneses, Francisca Maria da Cunha de Sousa
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema que vem tomando notoriedade nas pesquisas atuais, sobretudo, na área educacional. Dessa forma, este trabalho propõe-se a realizar uma reflexão teórica com ênfase nas práticas pedagógicas voltadas para a inclusão do aluno com TEA na sala de aula regular, inserido na temática Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, foi enfatizado o cumprimento das leis mais relevantes para o grupo da Educação Especial, em particular, os indivíduos com TEA. Este artigo tem por objetivo favorecer uma reflexão acerca da necessária transformação das escolas em espaços realmente inclusivos, a partir da compreensão da importância do acesso dos alunos com autismo a escola regular. Dessa maneira, buscou-se compreender como o docente que atua no ensino regular desenvolve práticas pedagógicas no trabalho de inclusão de alunos autistas. Nessa perspectiva, a temática reafirma a necessidade de que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária, cabendo ao professor um olhar atento às necessidades de cada aluno, focando em suas potencialidades para que, de fato, esse aluno se sinta incluído, efetivando, assim, o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
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Submetido em:
25/04/2022
Revisado em:
27/06/2022
Aceito em:
21/07/2022
Publicado em:
21/07/2022