A Arte e educação sob as conceições teóricas na área da formação de professores no Brasil
Gabriela Macêdo Carneiro, Walber Christiano Lima da Costa
Resumo
Este trabalho analisa alguns enfoques meritórios na área da Arte e Educação. Neste texto, apresentamos por meio da metodologia de pesquisa de conteúdo alguns estudos buscados na base do Google Acadêmico e no Portal de Periódicos Capes, entre os anos 2011 – 2021, que propende a palavra-chave Formação de Professores no Brasil, como mentora no desenvolvimento educativo de crianças e adolescentes, e a palavra-chave Arte e Educação no Brasil, como um conjunto de conhecimentos que subsidiam o cognitivo, o afetivo e o político-social. Estes e outros temas são desencadeados, neste texto, a fim de amortecer o pensamento de que a Arte, seja na educação infantil ou noutros níveis de ensino, existe apenas para o lazer e/ou distração; ela tem alcance nas outras ciências. Para isso, o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia precisa de alcançar a Arte como campo de conhecimento cultural e social, proporcionando o melhor para o desenvolvimento do indivíduo.
Palavras-chave
Referências
AZEVEDO, Rosa Marins Oliveira; GHEDIN, Evandro; SILVA-FORSBERG, Maria Clara; GONZAGA, Amarildo Menezes. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 12, n. 37, Goiânia-GO, 2012, p. 997–1026. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4861. Acesso em: 7 jan. 2021
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação e desenvolvimento humano. 1 vídeo [2:13:05]. On-line. Transmitido ao vivo pelo canal Coordenação Licenciatura em Artes Visuais UFJF, 29 de abr. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cBHnPPgNLMM. Acesso em 25 mai. de 2021
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo-SP: Edições 70, 2011
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Ministério da Educação (MEC). Brasília-DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico. Acesso em: 18 mai. 2021
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL (PCNs). Arte. Ministério da Educação (MEC). Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 18 mai. 2021
CANDAU, Vera Maria Ferrão. DIFERENÇAS CULTURAIS, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Educação & Sociedade. Campinas-SP, v. 33, n. 118, jan./mar. de 2012, p. 235-250. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a15.pdf. Acesso em: 18 mai. 2021
ENS, Romilda Teodora; VAZ, Fabiana Andréa Barbosa. Políticas de formação de professores no Brasil: caminhos do curso de pedagogia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas-SP, v. 11, n. 43,set., 2011, p. 143–158. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639934. Acesso em 7 jan. 2021.
GATTI, Bernardete Angelina. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba-PR, n. 50, out./dez. de 2013, p. 51-67. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740. Acesso em: 18 mai. 2021
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas-SP v. 31, n. 113, out./dez., 2010, p. 1355-1379. Disponível em:https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/#:~:text=Este%20artigo%20aborda%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o,licenciaturas%20em%20Pedagogia%2C%20L%C3%ADngua%20Portuguesa%2C. Acesso em: 7jan. 2021.
JÚNIOR, Wilson Lemos. Arte e cultura no Plano Nacional de Educação. EccoS Revista Científica, São Paulo-SP, n. 36, jan./abr. 2015, p. 19-28. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5293. Acesso em: 25 mai. 2021
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo-SP: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). Disponível em:https://repositorio.unesp.br/handle/11449/109193. Acesso em: 7 jan. 2021
LOPONTE, Luciana Gruppelli; COUTINHO, Andréa Senra. Estamos em perigo? Arte, educação e resistências no Brasil.In: Arte e ensino: propostas de resistência. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. Lisboa-PT, jul., 2018, p. 107-117. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/37149. Acesso em: 5 mai. 2021
MOREIRA, Jefferson da Silva; MIRANDA, Eduardo Oliveira. Balanço da produção acadêmica sobre o tema da formação de professores no Brasil: revisão dos enfoques temáticos. Revista Cocar, v. 13 n. 26, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2541. Acesso em: 7 jan. 2021
NÓVOA, Antonio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre-RS, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf.Acesso em: 18 mai. 2021
PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; PEDROSO, Cristina Cinto Araujo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, jan./mar., São Paulo-SP, 2017, p. 15 – 30. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ep/a/xXzHWK8BkwCvTQSy9tc6MKb/?lang=pt. Acesso em: 7 jan. 2021
RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações na educação. Revista Educação Pública. Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, jan., 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suas-implicaes-na-educao. Acesso em: 18 mai. 2021
SOUZA, Magna Maria Marques de. Contribuições da Arte na educação Inclusiva. Monografia do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar – PED/IP – UAB/UnB. Orientador (a): Prof. Dra. Silvia Ester Orrú. Ipatinga – Brasília,2011, 70f.. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/3341. Acesso em: 5 mai. 2021
SOUZA, CarlosWeinerMariano de. Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil. ouvirOUver, [S. l.], v. 7, n. 1, jan./jul., 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/17191. Acesso em: 25 mai. 2021.
TÁVORA, Anísio da Cunha. Arte na educação infantil. Monografia do curso do Bacharelado em Humanidades do Instituto de Humanidade e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Orientador (a): Prof. Dr. Ivan Maia de Mello.Redenção-CE, 2014, 36 f.. Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1179. Acesso em: 5 mai. 2021
Submetido em:
07/04/2022
Revisado em:
27/06/2022
Aceito em:
21/07/2022
Publicado em:
21/07/2022