Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-9
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo científico Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores.

A Arte e educação sob as conceições teóricas na área da formação de professores no Brasil

Gabriela Macêdo Carneiro, Walber Christiano Lima da Costa

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Resumo

Este trabalho analisa alguns enfoques meritórios na área da Arte e Educação. Neste texto, apresentamos por meio da metodologia de pesquisa de conteúdo alguns estudos buscados na base do Google Acadêmico e no Portal de Periódicos Capes, entre os anos 2011 – 2021, que propende a palavra-chave Formação de Professores no Brasil, como mentora no desenvolvimento educativo de crianças e adolescentes, e a palavra-chave Arte e Educação no Brasil, como um conjunto de conhecimentos que subsidiam o cognitivo, o afetivo e o político-social. Estes e outros temas são desencadeados, neste texto, a fim de amortecer o pensamento de que a Arte, seja na educação infantil ou noutros níveis de ensino, existe apenas para o lazer e/ou distração; ela tem alcance nas outras ciências. Para isso, o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia precisa de alcançar a Arte como campo de conhecimento cultural e social, proporcionando o melhor para o desenvolvimento do indivíduo.

Palavras-chave

Arte. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia.

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Submetido em:
07/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

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