Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-9
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo científico Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores.

A Arte e educação sob as conceições teóricas na área da formação de professores no Brasil

Gabriela Macêdo Carneiro, Walber Christiano Lima da Costa

Downloads: 2
Views: 759

Resumo

Este trabalho analisa alguns enfoques meritórios na área da Arte e Educação. Neste texto, apresentamos por meio da metodologia de pesquisa de conteúdo alguns estudos buscados na base do Google Acadêmico e no Portal de Periódicos Capes, entre os anos 2011 – 2021, que propende a palavra-chave Formação de Professores no Brasil, como mentora no desenvolvimento educativo de crianças e adolescentes, e a palavra-chave Arte e Educação no Brasil, como um conjunto de conhecimentos que subsidiam o cognitivo, o afetivo e o político-social. Estes e outros temas são desencadeados, neste texto, a fim de amortecer o pensamento de que a Arte, seja na educação infantil ou noutros níveis de ensino, existe apenas para o lazer e/ou distração; ela tem alcance nas outras ciências. Para isso, o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia precisa de alcançar a Arte como campo de conhecimento cultural e social, proporcionando o melhor para o desenvolvimento do indivíduo.

Palavras-chave

Arte. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia.

Referências

AZEVEDO, Rosa Marins Oliveira; GHEDIN, Evandro; SILVA-FORSBERG, Maria Clara; GONZAGA, Amarildo Menezes. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional[S. l.], v. 12, n. 37, Goiânia-GO, 2012, p. 997–1026. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4861. Acesso em: 7 jan. 2021

BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação e desenvolvimento humano. 1 vídeo [2:13:05]. On-line. Transmitido ao vivo pelo canal Coordenação Licenciatura em Artes Visuais UFJF, 29 de abr. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cBHnPPgNLMM. Acesso em 25 mai. de 2021

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo-SP: Edições 70, 2011

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Ministério da Educação (MEC). Brasília-DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico. Acesso em: 18 mai. 2021

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL (PCNs). Arte. Ministério da Educação (MEC). Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 18 mai. 2021

CANDAU, Vera Maria Ferrão. DIFERENÇAS CULTURAIS, INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Educação & Sociedade. Campinas-SP, v. 33, n. 118, jan./mar. de 2012, p. 235-250. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a15.pdf. Acesso em: 18 mai. 2021

ENS, Romilda Teodora; VAZ, Fabiana Andréa Barbosa. Políticas de formação de professores no Brasil: caminhos do curso de pedagogia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas-SP, v. 11, n. 43,set., 2011, p. 143–158. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639934. Acesso em 7 jan. 2021.

GATTI, Bernardete Angelina. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba-PR, n. 50, out./dez. de 2013, p. 51-67. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34740. Acesso em: 18 mai. 2021

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas-SP v. 31, n. 113, out./dez., 2010, p. 1355-1379. Disponível em:https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/#:~:text=Este%20artigo%20aborda%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o,licenciaturas%20em%20Pedagogia%2C%20L%C3%ADngua%20Portuguesa%2C. Acesso em: 7jan. 2021.

JÚNIOR, Wilson Lemos. Arte e cultura no Plano Nacional de Educação. EccoS Revista Científica, São Paulo-SP, n. 36, jan./abr. 2015, p. 19-28. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5293. Acesso em: 25 mai. 2021

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo-SP: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). Disponível em:https://repositorio.unesp.br/handle/11449/109193. Acesso em: 7 jan. 2021

LOPONTE, Luciana Gruppelli; COUTINHO, Andréa Senra. Estamos em perigo? Arte, educação e resistências no Brasil.In: Arte e ensino: propostas de resistência. Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes. Lisboa-PT, jul., 2018, p. 107-117. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/37149. Acesso em: 5 mai. 2021

MOREIRA, Jefferson da Silva; MIRANDA, Eduardo Oliveira. Balanço da produção acadêmica sobre o tema da formação de professores no Brasil: revisão dos enfoques temáticos. Revista Cocar, v. 13 n. 26, mai./ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2541. Acesso em: 7 jan. 2021

NÓVOA, Antonio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre-RS, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf.Acesso em: 18 mai. 2021

PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; PEDROSO, Cristina Cinto Araujo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, jan./mar., São Paulo-SP, 2017, p. 15 – 30. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ep/a/xXzHWK8BkwCvTQSy9tc6MKb/?lang=pt. Acesso em: 7 jan. 2021

RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações na educação. Revista Educação Pública. Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-RJ, jan., 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suas-implicaes-na-educao. Acesso em: 18 mai. 2021

SOUZA, Magna Maria Marques de. Contribuições da Arte na educação Inclusiva. Monografia do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar – PED/IP – UAB/UnB. Orientador (a): Prof. Dra. Silvia Ester Orrú. Ipatinga – Brasília,2011, 70f.. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/3341. Acesso em: 5 mai. 2021

SOUZA, CarlosWeinerMariano de. Contribuições de Pierre Bourdieu para o ensino contemporâneo de Arte - cultura e educação estética no contexto da massificação do acesso a escolarização no Brasil. ouvirOUver[S. l.], v. 7, n. 1, jan./jul., 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/17191. Acesso em: 25 mai. 2021.

TÁVORA, Anísio da Cunha. Arte na educação infantil. Monografia do curso do Bacharelado em Humanidades do Instituto de Humanidade e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Orientador (a): Prof. Dr. Ivan Maia de Mello.Redenção-CE, 2014, 36 f.. Disponível em: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/1179. Acesso em: 5 mai. 2021


Submetido em:
07/04/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

62d9ccf3a95395414b2ded93 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections