Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-10
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

A Base Nacional Comum Curricular na perspectiva dos professores do Sertão do Pajeú-PE

Vilma Cristina Barbosa de Souza Lopes, Noadia Iris da Silva, Natália Tadeu de Araújo Carvalho

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Resumo

O presente trabalho objetiva investigar as percepções dos professores de três redes municipais de ensino da região do sertão do Pajeú-PE quanto: a) à participação deles no processo de elaboração da BNCC, b) às formações continuadas a quem têm acesso sobre esse documento e, c) às expectativas dos docentes em relação às possíveis repercussões dessa nova proposta curricular no exercício do magistério no nosso país. Para tanto, nos propomos a entrevistar professores da Educação Básica das cidades pernambucanas de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Quixaba, além de realizar revisão de literatura sobre a Base com subsídio teórico de estudiosos da Educação (ALBINO e SILVA, 2019; SAVIANI, 2016; MARSIGLIA, 2017) e da Linguística (GERALDI, 2015 e PACHECO, 2017, entre outros). Nossos resultados apontam para uma desconfiança dos docentes quanto aos objetivos e quanto à concepção universalista de educação presente no documento. Além disso, os entrevistados denunciam uma suposta secundarização do trabalho docente no texto oficial

Palavras-chave

Base Nacional Comum Curricular. Educação Básica. Formação de professores

Referências

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Submetido em:
17/04/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

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