Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-12
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de Experiência Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

PIBID e formação docente no ensino remoto: experiências interdisciplinares no Subprojeto de Alfabetização e Letramento

Luciete da Silva Sousa, Marciana de Barros Carvalho, Elaine Cristina Nascimento da Silva

Downloads: 1
Views: 757

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar vivências com práticas interdisciplinares no subprojeto de alfabetização e letramento no PIBID do curso de Pedagogia da UFAPE durante a pandemia de Covid-19. Utilizamos a abordagem qualitativa e realizamos a análise dos dados obtidos através dos relatórios das observações de duas turmas do 2º ano dos Anos Iniciais. Por meio dos dados coletados pudemos inferir que alfabetizar e letrar no ensino remoto torna-se mais complexo diante das circunstâncias dos educandos, sendo que a prática de aprender a ler e escrever depende de um mediador. Além disso, o processo de aprender não depende apenas da alfabetização, mas do letramento nos diversos contextos e usos da linguagem.

Palavras-chave

PIBID. Interdisciplinaridade. Formação docente.

Referências

FREITAS, Mirela de Oliveira. Alfabetização, letramento e interdisciplinaridade diálogo sobre práticas integradoras. Revista Práticas de Linguagem, Minas Gerais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, v. 7, n. 1, jan./jun. 2017.  Disponível em: file:///C:/Users/lucie/Downloads/28531-Texto%20do%20artigo-111600-1-10-20190927.pdf Acesso em 10 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p.89-115.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.


Submetido em:
17/04/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

6372cdc9a95395051e3a9c16 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections