Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-13
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação Presencial e a Distância.

Estágio curricular supervisionado: modelo de sala virtual e potencialidades em tempos de pandemia

Maria Vitoria Ribas de Oliveira Lima, Walma Nogueira Ramos Guimarães, Renato Medeiros de Moraes

Downloads: 0
Views: 689

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina curricular obrigatória e constitui-se como possibilidade de experimentar a vivência da prática educativa durante o processo de formação acadêmica, nos espaços instituídos como os lugares da educação escolar. Essa experiência deve ser um movimento de articulação entre teoria e prática, entre fazer, pensar e repensar a Educação como um ato contínuo de educador aprendiz. Para que o Estágio se concretizasse, em se tratando de uma experiência remota durante o período pandêmico, em conformidade com a legislação vigente e com a proposta pedagógica do curso de Pedagogia, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo de sala de aula virtual que sistematizasse os conceitos, contribuições e particularidades do estágio no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A Sala de Aula Virtual foi modelada na plataforma Moodle e a abordagem da pesquisa foi qualitativa, sendo que para a coleta de dados foi realizado um questionário estruturado com 38 licenciandos de pedagogia. Os licenciandos observaram as ações dos gestores pedagógicos no campo de estágio, o funcionamento do processo de elaboração e execução da prática pedagógica. Como resultado, os licenciandos apontaram o aprendizado sobre diferenciadas formas de ensinar e aprender de maneira criativa e bem-sucedida com o uso das TDIC

Palavras-chave

Educação. Tecnologias digitais. EAD.

Referências

BACICH, LILIAN; TANZI NETO, ADOLFO; TREVISANI, FERNANDO DE MELLO. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, LILIAN; TANZI NETO, ADOLFO; TREVISANI, FERNANDO DE MELLO. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação, 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.  Cap. 2, p.47-65.

BRAGA, FABIANA MARINI.; MELLO, ROSELI RODRIGUES.Comunidades de Aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento chave para uma educação de êxito para todos. Educação Unisinos 18(2):165-175, maio/agosto 2014 © 2014 byUnisinos - doi:10.4013/edu.2014.182.07

BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006.

FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HORN, MICHAEL.; STAKER, HEATHER. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. 2015.

KENSKI, VANI MOREIRA. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus,2008.

LÜCK, HELOÍSA. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 22. ed., Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

MORAN, JOSÉ. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

PADILHA, MARIA AUXILIADORA SOARES. Mediação pedagógica no contexto da cibercultura. Coimbra, 2017.

PIMENTA, SELMA GARRIDO; LIMA, MARIA SOCORRO LUCENA. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos)

SANTOS, ELIETE CORREIA DOS. Tecnologias educacionais e inovação: desafios e perspectivas. In: SOUSA, ANTONIO HERONALDO et al. Práticas de EAD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e reflexões. Florianópolis: UDESC, 2015. E-book.

TORTORELI, ADÉLIA CRISTINA;GASPARIN, JOÃO LUIZ. A interação do professor e alunos no ambiente virtual de aprendizagem: A FERRAMENTA SÍNCRONA CHAT. Universidade Estadual de Maringá. 2012.


Submetido em:
19/04/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

6372ccb3a9539504177d9e93 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections