Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-14
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação Presencial e a Distância.

Metodologias ativas e o ensino de ciências: um levantamento bibliográfico em revistas nacionais da área de educação

Érika Garcia Sartori , Rosa Aparecida Pinheiro

Downloads: 1
Views: 801

Resumo

Educadores e pesquisadores estão em busca de novos caminhos para ressignificar e tornar o momento de ensino e aprendizagem instigante para o aluno. Uma alternativa que tem sido muito estudada e demonstrado bons resultados são as metodologias ativas, caracterizadas por práticas pedagógicas que visam uma abordagem diferente da prática tradicional. São inúmeras as possibilidades de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, Sala de Aula Invertida etc. Como são práticas que colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, elas podem desenvolver ainda mais habilidades e competências nos alunos, como a cooperatividade, responsabilidade e proatividade. Portanto, este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico, em seis revistas brasileiras da área da Educação e Ciências, de artigos que abordaram aspectos da prática e experiência do professor de Ciências na utilização de metodologias ativas em suas aulas. Os resultados demonstram que ainda há poucas publicações nesta área, sendo necessário mais pesquisas para verificar os pontos positivos e negativos desse caminho para o ensino e aprendizagem em Ciências.

Palavras-chave

Educação. Tecnologias digitais. EAD.

Referências

ALARCÃO, I. A. A escola reflexiva. IN: ALARCÃO, I. A. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, p. 15-30, 2001.

ANDRADE, M. C. F; SOUZA, P. R. Modelos de Rotação por Ensino Híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. In: Anais da E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v.9, n.1, 2016. Acesso em: 23 ago. 2019.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BORGES, Vanessa Sant'Ana. Rotação por estações de aprendizagem: possibilidades e desafios na pré-escola. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.152.

FADEL, Luciane Maria (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300 p. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/gamificacao_na_educacao_011120181605.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Moran, José, Mudando a educação com metodologias ativas. In: [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015.

SCHNEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Editora Univates, 2018.

ZITKOSKI, Jaime José; LEMES, Raquel Karpinski. O Tema Gerador Segundo Freire: base para a interdisciplinaridade. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: UTOPIA, ESPERANÇA E HUMANIZAÇÃO, 2015, Taquara - RS. O Tema Gerador Segundo Freire: base para a interdisciplinaridade. Anais [...], Taquara, Rio Grande do Sul: Faccat, 2015. p. 1-10. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/zitkoski_lemes.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.


Submetido em:
30/03/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

6372cb95a95395044b7058b5 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections