Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-15
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Educação e Direitos Humanos

A hibridização do multiculturalismo intercultural nos estudos da cultura indígena: um direito humano!  

Thiana Maria Becker, Márcia Regina Mocelin, Dinamara Pereira Machado

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Resumo

Este estudo intenta estabelecer reflexões sobre a hibridização do multiculturalismo intercultural voltado aos povos indígenas, e aos direitos humanos. É importante compreender que o ensejo de direitos iguais para culturas diferentes pode culminar em um processo de perda identitária, ou mantença de uma cultura hegemônica que se usufrui do poder para estabelecer seus próprios parâmetros de “normalidade”. Através de pesquisa bibliográfica, pautada em autores como Candau, Santos e Freire, tenta-se encontrar uma resposta para: qual é o papel social que o multiculturalismo intercultural pode exercer nas práticas pedagógicas para o ensino da cultura indígena na educação formal? Encontra-se com esse estudo que, a cultura não é estática, e que as relações de poder ainda são limitadores de discussões sobre diferenças socioculturais,  fazendo-se necessário estabelecer diálogos interculturais, bem como integração das diferenças nas práticas estabelecidas em conformidade com os currículos a fim de garantir a inserção de um multiculturalismo aberto e interativo, acentuando a interculturalidade, sendo essa uma proposta para construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva.
 

Palavras-chave

Multiculturalismo; Interculturalidade; Direitos Humanos; Indígenas.  

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Submetido em:
30/04/2022

Revisado em:
30/06/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

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