Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-4
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Política, Planejamento e Gestão da Educação.

A Educação Escolar na Comunidade Quilombola: uma análise a partir da lei 10.639/03

Josimário José Silva de Siqueira , Débora Quetti Marques de Souza

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Resumo

O presente trabalho busca analisar a Educação Quilombola a partir da implantação da Lei 10.639/03. Para realização desta pesquisa foi feito um estudo de campo realizado em uma escola pública municipal localizada na cidade de Caetés-PE. A fundamentação teórica está pautada em autores como Carlos Brandão (1995) e Magdalena Almeida (2013). Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica também foram utilizados para elucidar questões importantes nesta discussão. A organização metodológica está pautada em uma pesquisa qualitativa no intuito de perceber como a Lei 10.639/03 contribui no processo de ensino/aprendizagem da igualdade étnico, social e racial da comunidade e escola quilombola. Ao final da pesquisa foi possível perceber que é necessário ampliar as políticas públicas voltadas para a educação quilombola e adequá-las às necessidades locais, considerando o contexto escolar e da própria comunidade no que diz respeito a valorização das suas culturas, vivências e histórias.

Palavras-chave

Educação. Educação Quilombola. Lei 10.639/03.

Referências

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GERHARD, T. E. e SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. – Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009.


Submetido em:
03/04/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

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