Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-6
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Relato de Experiência Política, Planejamento e Gestão da Educação.

Engajamento estudantil: Primeira aula pública do curso de pedagogia noturno

Karen Cristiane Pereira de Morais, Letícia Paiva Muscope, Suelen da Luz Chuquel

Downloads: 0
Views: 737

Resumo

Como objetivo relatar a experiência de acadêmicas do curso de pedagogia noturno acerca da primeira aula pública organizada pelos estudantes em defesa da educação. Para este trabalho discutiremos sobre a aula Roda de Conversa: Análise e Perspectiva da Semana de Mobilização e Como Engajar mais os Alunos do Noturno? Foi utilizado a metodologia da roda de conversa nesta atividade que foi a última da semana e contou com a participação da comissão organizadora do evento e demais alunos tanto da pedagogia como educação especial noturno. Neste dia foram realizados questionamentos como: o que fazer para engajar os alunos principalmente do noturno nas mobilizações políticas na Universidade? Qual a avaliação das atividades da semana? Espaços como este proporciona o envolvimento estudantil desde a organização da ideia até a execução final das atividades, assim sugere-se que atividades como esta seja cada vez mais realizada por toda a comunidade universitária.

Palavras-chave

Engajamento estudantil. Aula pública. Pedagogia.

Referências

BBC NEWS. Protestos por educação marcaram o dia em todos os Estados; saiba o que já é verdade e o que ainda é ameaça sobre os cortes. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48283522. Acesso em 04 fev 2020

COFFERRI, Fernanda F.; BRUSCHI, Giovana, F.J.; SILVA, Maria do Remédios L.; SANTOS, Bettina S. Engajamento acadêmico: percepções de estudantes de uma universidade pública brasileira. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 34, set/dez. 2020 http://dx.doi.org/10.20500/rce.v15i34.36459

DALTRO, Monica R.; Faria, Anna A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

ESCOLANO-PÉREZ, Elena. Variables cognitivo-motivacionales del alumnado de Nuevo ingresso em el primer año de adaptación al Espacio Europeo de Educación Superior. Cultura y Educacion, v.26 n.3, p.417–447, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1080/11356405.2014.965446. Acesso em: 02 nov. 2020.

FREIRE, Paulo; SCHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUIMARÃES, Luize A. C.; GAUDÊNCIO, Carmem A.; ANDRADE, Josemberg M. A.; SÁ, Lays A.; PALHANO, Dandara P.; DIAS, Cleoneides S. S.; VIEIRA, André M. S. Relação entre dados sociodemográficos    e    vivências    acadêmicas:    Aspectos    psicossociais. Anais... Décimo Sexto Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, (2011, novembro). Recife, PE. Disponível em: http://www.encontro2011.abrapso.org.br/site/textoscompletos

KAMPFF, Adriana J.C. Engagement Estudantil e percursos formativos no ensino superior.  In:  ZABALZA, Miguel B.; MENTGES, Manuir; VITÓRIA, Maria Inês Côrte (Orgs.). Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 85-98

MENG, Lina; JIN, Yi. A confirmatory factor analysis of the Utrecht Work Engagement Scale for Students in a Chinese sample. Nurse Education Today. V. 49: p.129–134, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.11.017. Acesso em: 02 nov. 2020.

MOURA, Adriana B. F.; LIMA, Maria Glória S. B. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.5, n.15, p.24-35, 2014.

PORTO-MARTINS, Paulo C.; MACHADO, Pedro G. B. Engajamento no contexto de instituições de ensino. In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A.; VITÓRIA, M. I. C. Promovendo o engagement estudantil na educação superior. Porto Alegre: PUCPress, 2018. p. 103-121.

RIGO, Rosa M.; MOREIRA, J. Antônio M.; CORTE VITÓRIA, Maria. I. Engagement acadêmico: retrospectiva histórica (diferentes níveis, distintas consequências e responsabilidades). In: RIGO, R. M.; MOREIRA, J. A. M.; CORTE VITÓRIA, M. I. (Org.). Promovendo o engagement estudantil na educação superior. Porto Alegre, RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018. p. 15-34.

SAMPAIO, Juliana., et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, n. 2, p.1299-1311, dez. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832014000601299&lng=pt&tlng=pt. Acesso 20 fev 2020.

SILVA, Rosianne Pereira. Padrões discursivos nas rodas de conversa: avaliação de movimentos e práticas epistêmicas / Rosianne Pereira Silva; orientador Edson José Wartha. – São Cristóvão, SE, 2021. 193 f.; il. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, 2021.

TERRIBILI FILHO, Armando; RAPHAEL, Hélia.S. Ensino Superior noturno: problemas, perspectivas e propostas. Marília: Fundepe, 2009.


Submetido em:
06/04/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

6372d44ba9539507913d6fc3 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections