Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
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Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

O processo de ensino aprendizagem da criança com deficiência intelectual em uma Escola Municipal Rural de São Bento do Una-PE

Beatriz Silva de Macena , Sirlene Vieira de Souza

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Resumo

A deficiência intelectual sempre provocou nas instituições debates a respeito das possibilidades e eficiência do processo de ensino aprendizagem. Seguindo essa linha de raciocínio, surgiu o interesse em pesquisar quais os desafios e as possibilidades no processo de ensino aprendizagem de uma criança com deficiência intelectual em uma Escola Municipal Rural do Município de São Bento do Una. A metodologia utilizada para a elaboração dessa pesquisa é qualitativa e de campo, os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e a entrevista estruturada, com a análise de conteúdo e a interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora e uma criança com deficiência intelectual. Objetivou analisar o processo de ensino-aprendizagem de uma criança com deficiência intelectual. Contudo, se faz fundamental mais investimentos nos âmbitos educacionais, como também nas formações continuadas, ofertadas aos professores, com o intuito dos mesmos adquirirem mais conhecimentos e mais confiança em sua prática.

Palavras-chave

Ensino Aprendizagem; Deficiência Intelectual; Práticas pedagógicas.

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Submetido em:
06/03/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

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