Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.3-9
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Científico Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Superação das Dificuldades de Cálculo Mental nos Alunos da 3ª Classe, através da Aplicação da Metodologia de Aprendizagem baseada em Jogos: Estudo de caso EPC Machava A

Jorge Mussoho, Chadreque Alexandre Guambe

Downloads: 2
Views: 772

Resumo

O presente trabalho de pesquisa intitulado Superação das Dificuldades de Cálculo Mental nos Alunos da 3ª Classe, através da Aplicação da Metodologia de Aprendizagem baseada em Jogos: Estudo de caso EPC Machava A, visava ajudar os alunos da 3ª classe  a desenvolver as competências do cálculo mental através da aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em jogos, onde tivemos como objetivos específicos: identificar jogos que podem ser utilizados no desenvolvimento das competências do Cálculo Mental nos alunos da 3ª Classe; Descrever como funciona cada um dos jogos para o desenvolvimento das competências do cálculo mental; Implementar a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos Para o Desenvolvimento das Competências do Cálculo Mental. Portando, como metodologia foi de estudo de caso, onde para a interpretação de dados optou-se por uma abordagem qualitativa, e quanto ao tipo da pesquisa, foi uma pesquisa-ação, fizemos uma intervenção com alunos identificados, onde aplicamos os jogos que desenvolvem competências de cálculo mental, entrevistamos os alunos envolvidos com vista a colher sensibilidades deles a quando da aplicação da metodologia acima referida e por fim foi efetuada uma avaliação de cálculo mental  que nos permitiu aferir se os alunos superaram as dificuldades no cálculo mental.  Os dados mostram que cerca de 90% dos alunos conseguiram realizar o teste.

Palavras-chave

Dificuldades de Aprendizagem; Superação das Dificuldades; Cálculo Mental.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 3.ed. São Paulo: IME/USP, 2014.

DIAS, Hilzizina et al. Manual de práticas Pedagógicas. 2ª edição, Maputo – Universidade Pedagógica, Editora Educar, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GILROY, TARA et all. Aprendizagem da Matemática através dos Jogos. Canadá, Right to Play (Org), 2015.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso dos jogos em sala de aula. Tese de Doutorado –Faculdade de Educação, UNICAMP. Campinas, 2001.

INDE/MINED. Programa do Ensino Básico do 2º ciclo. Maputo, Edições INDE/MINED – Moçambique, 2004.

INDE/MINED. Programa do Ensino Básico do 2º ciclo. Maputo, Edições INDE/MINED – Moçambique, 2018.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. 6ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2006.

LAKATOS, Marina de Andrade Marconi Eva Maria. Fundamentos de Metodologias Cientificas. 5 edicao . Sao Paulo : editora atlas, 2003.

LIMA,Carla, (Des). Inclusão das crianças com NEE, Brasil, 2007.

LOBO, Manuel Francisco, NHEZE, Ismael Cassamo. Qualidade de Ensino no Ensino Primário. Maputo, Movimento da Educação para Todos, 2008.

MENEZES, Edna Lúcia da Silva, e ESTERA Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3a. Brasil: Florianópolis, 2001.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. A série busca no jogo: do ludico na Matemática. In KISHIMOTO Tizuko Morchida. JOGO, BRINCADEIRA E A EDUCACAO . Sao Paulo : Cortez Editora, 2011, pp. 80 - 95.

MONTEIRO, Suzana Sacramento, et al. LIVRO DO PROFESSOR 2a Classe: Lingua Portuguesa, Matemática e Educacao Física. 2a . s.l. : Porto Editora, 2018.

MURIMO, Adelino & MORGADINHO, Stella. DIDÁTICA DA MATEMÁTICA.1a edição, Maputo, Texto Editores, 2006.

OLIVEIRA, M.K.. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Cultural. Editora Scipione. São Paulo. 1993

PEREIRA, Maria Cristina Laus & RODACOSKI, Marcos Roberto. Superação das Dificuldades de Aprendizagem Através Do Uso Da Intertransculturalidade: Experiência do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Da Lapa. Paraná, Secretaria da Educação, 2014, Vol. 1.

PILETTI, Claudino. Didática geral, Editora Ática, São Paulo, 2006.

PIRES, C. et al. Psicologia: 12º ano Ensino secundário. A Real Editores. Lisboa. 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano e FREITAS, Ernani Cesar de. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENCIFICO: Metodos e Tecnicas da Pesquisa e de Trabalho Academico. 2. Novo Hamburgo - Rio Grande do sul - Brasil : Universidade Feevale, 2013.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3ª edição. São Paulo, Atlas, 2009.

REIS, Pedro. Observação de Aulas e Avaliação do Desempenho Do Docente. Lisboa: Revisão Editorial, 2011.

SACMEQ II Project in Mozambique: A Study of the Conditions of Schooling and the Quality of Education, Passos A. and others, Harare, Zimbabwe, 2005.

SERAFIN, Elaine Cristina Bortolatto et al. Dificuldades De Aprendizagem No Contexto Das Produções Acadêmicas Brasileiras (2001-2011). Roteiro, Joaçaba, 2015

UNICEF. A Pobreza na Infância em Moçambique, Uma Análise da Situação e das Tendências, Maputo, Moçambique, Dezembro 2010.


Submetido em:
02/04/2022

Revisado em:
31/05/2022

Aceito em:
27/06/2022

Publicado em:
14/11/2022

6372d18ea9539506d0466db2 wwwsalaoito Articles
Links & Downloads

Sala Oito

Share this page
Page Sections