Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/2283270.1.4-4
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo Prática Pedagógica, Currículo e Formação de Professores

Percepções dos alunos adolescentes sobre as relações de convívio em sala de aula

Célio Rodrigues Leite

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Resumo

O estudo propõe contribuir para a compreensão sobre as relações de convívio entre professores e alunos em sala de aula considerando a percepção dos alunos adolescentes do ensino médio. Consiste em um estudo quali-quantitativo, de natureza não experimental, descritivo e correlacional, fazendo uma análise da realidade, sem que haja manipulação das mesmas. Participaram deste estudo 42 alunos de ambos os gêneros, com idade variando entre 14 e 19 anos, matriculados numa escola pública da região metropolitana de Curitiba. Os alunos participaram de uma estrevista semiestruturada sobre o convívio entre professores e alunos em sala de aula. A maioria dos entrevistados afirmou gostar da escola, porém destacaram algumas questões e a existência de situações que ocorrem em sala de aula que os incomodam bastante. As atitudes dos professores, mais rejeitadas pelos alunos adolescentes, referem-se àquelas relacionadas à didática do professor, seguida das atitudes coercitivas. Todos os professores melhor avaliados pelos alunos foram percebidos como autoritativos e com baixo controle coercitivo. Os resultados sugerem que os comportamentos inadequados dos alunos em sala de aula se instauram justamente quando o professor usa de mecanismos não muito eficazes, caracterizando-se num estilo de liderança negligente ou permissivo.

Palavras-chave

Aluno. Professor. Ensino médio. Percepções. Relações de convívio.

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Submetido em:
23/03/2023

Revisado em:
30/06/2023

Aceito em:
12/07/2023

Publicado em:
26/07/2023

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