Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
https://revistasalaoito.com.br/article/doi/10.29327/235555.1.2-13
Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação
Artigo científico Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em Educação Presencial e a Distância

O Programa de Ensino Secundário a Distancia na Escola Secundaria Quisse Mavota, cidade de Maputo: entre realidades e desafios na usabilidade pedagógica das tecnologias

Aida Célia Alberto , Dioniso Luis Tumbo

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Resumo

Em Moçambique, o Sistema tradicional de ensino Secundário, presencial, enfrenta dificuldades em dar resposta a elevada procura de vagas pelos alunos que pretendem frequentar o Ensino Secundário. Deste modo, o Ensino à Distância mostra-se uma alternativa viável para jovens e adultos que pretendem continuar com a sua formação. Neste contexto, o objectivo central deste estudo circunscreve-se em conhecer a realidade e os desafios na usabilidade pedagógica no Programa do Ensino Secundário à Distância (PESD) no Centro de apoio á aprendizagem da Quisse Mavota e com base nisso, sugerir melhorias no modelo adaptado pelo EaD, e que se ajusta a realidade socioeconómico e do desenvolvimento neste centro. O Estudo assumiu uma abordagem mista, orientada pela pesquisa exploratório-descritivo. Para uma a pesquisa empírica, aplicou-se um questionário on-line respondida por 116 alunos, representando uma taxa de retorno de 78%, estatisticamente representativa em tamanho e representatividade. A entrevista foi aplicada aos tutores e foi feita observação de secções de tutoria. Os resultados da pesquisa, no geral, permitiram concluir que o ensino mediado pelo uso das TIC, ainda não e expressiva neste centro, devido a falta de meios que assegurem o EaD na sua totalidade, falta de dispositivos tecnológicos e a falta de domínio da literacia digital pelos alunos. 

Palavras-chave

Programa do Ensino Secundário à Distância. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação. Usabilidade Pedagógica

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Submetido em:
13/05/2022

Revisado em:
27/06/2022

Aceito em:
21/07/2022

Publicado em:
21/07/2022

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